A Editoração, apesar da existência milenar do seu principal produto, o livro, é totalmente desconhecida do grande público, e até mesmo por outros profissionais de Comunicação.
O editor tem sido considerado como um empresário que investe seu capital em publicações. Por sua vez, os profissionais que editoram uma obra são considerados como técnicos, como pessoas que necessitam somente do segundo grau escolar.
Tornam-se praticamente inúteis quando é extraído de suas responsabilidades o trabalho de elaboração, planejamento e controle de um projeto editorial. E as atividades fora da área gráfica nem são consideradas como editoração, a exemplo do que ocorre na produção de discos, vídeos, multimídia etc.
A verdade é que a Editoração é um processo completo e harmônico que se estende desde a descoberta de necessidades culturais até o efetivo suprimento delas, incluindo a escolha do objetivo, o acompanhamento da elaboração da obra, sua produção, reprodução, distribuição e a verificação da receptividade do público-alvo em relação ao que foi objetivado.
Dessa forma, Editoração pode ser definida como sendo o processo de comunicação que controla e regula a produção de informações culturais entre uma fonte criadora e seus consumidores, utilizando-se de canais que possibilitem difundi-las e acessá-las individualmente a qualquer tempo e lugar.
Para que o sistema editorial pudesse ser demonstrado, buscou-se auxílio na Cibernética, ciência que dispõe de conceitos que permitem estudar e elaborar o sistema regulador de um determinado processo a fim de otimizá-lo, isto é, fazer com que o objetivo do processo seja alcançado através de um conjunto de ações que requeiram o menor esforço.
Este livro apresenta uma visão mais geral das ações necessárias à transmissão de mensagens culturais e o que cada uma dessas ações deve desenvolver para otimizar o conjunto. Isso permitirá uma revisão das posturas adotadas no setor, que resultará no enriquecimento cultural da sociedade e, consequentemente, no progresso da Nação.
Esta publicação é resultado da tese apresentada na defesa do título de Mestrado do autor, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e aprovada com nota máxima pela bancada composta pelos Professores Dr. Oswaldo Sangiorgi, Dr. Luis Barco e Dr. Sammuel Pfromm Neto.